Reconhecimento contribui para melhoria constante das instituições.
Reputação internacional, benchmarking e acesso a um grupo restrito de instituições de ponta para fazer parcerias e convênios são alguns dos principais benefícios da acreditação internacional. O tema foi tratado no primeiro módulo do Prodeese pelo coordenador-executivo de Internacionalização e Regulação do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, Rogério Paes Costa.
Na conferência intitulada Avanços na Regulação a partir das Acreditações Internacionais: Gestão de Apredizagem e Impacto Social, Costa abordou o contexto internacional da acreditação e a experiência do Insper.
Na avaliação dele, acreditação e regulação são convergentes. No caso da acreditação é muito importante a instituição ter professor estrangeiro e primar pela gestão de qualidade e mensuração de competências.
Em relação aos alunos, é possível identificar as competências por meio de instrumentos e coletas de dados.
Algumas acreditadoras também solicitam informações sobre o impacto social das instituições. No caso do Insper, um dos exemplos são os alunos bolsistas.
Costa ainda comenta que o procedimento da acreditação é diferente das avaliações realizadas no Brasil porque não há nota. “É sim ou não”, explica. A acreditação também colabora para as instituições passarem por melhorias contínuas e obter feedback construtivo das acreditadoras internacionais, diz.
O Insper tem acreditação da AMBA – Association of MBAs, AACSB – Association to Advance Collegiate Schools of Business, EQUIS Accredited e ABET - Engineering Accreditation Commission.
Objetivos
O Insper, explica Costa, tem como objetivo no biênio 2024-2026 desenvolver nos estudantes de graduação e pós-graduação a competência de atuar globalmente. A instituição também quer ser referência brasileira no ensino e pesquisa na área que atua.
No âmbito dos discentes, é importante para a instituição promover experiências em um ambiente multicultural por meio de conteúdo de nível mundial além de buscar a internacionalização dos docentes, do currículo e do ambiente.
A instituição também prima por integrar uma rede internacional relevante por meio de parcerias acadêmicas, estratégias, alianças e acreditações bem como a internacionalização do ensino e da pesquisa.
Sobre o Insper
Instituição sem fins lucrativos, o Insper foi criado em 1987 com a oferta de um programa de MBA. Em 1999, surgiram as primeiras graduações em Administração e Economia. Atualmente a IES conta com mestrados, doutorado e graduações em diversas áreas, incluindo na modalidade executiva e customizada.
Denise Paro
Jornalista
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).
Comments