Compartilhe:
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) preconizam que os cursos de graduação devem desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias ao bom exercício profissional. Tal ação exige trabalhar em sala de aula a aplicação do conhecimento, não somente replicar os conteúdos das disciplinas.
Na aprendizagem ativa, o estudante deixa de ser mero receptor de conteúdos, assumindo o protagonismo de sua própria aprendizagem, a partir de atividades que visam desenvolver objetivos específicos, resolver desafios, solucionar problemas, treinar habilidades e exercitar atitudes profissionais.
A adoção de metodologias ativas proporcionadoras de maior aprendizagem do aluno requer que o docente desenvolva competências específicas, visando a adequada capacitação didática, técnica, prática, científica e política.
Nesse cenário, observa-se a necessidade de se desenvolver 11 competências para o exercício docente no ensino superior:
As estratégias de ensino-aprendizagem demandadas a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem exigem tanto sua renovação como inovação. Entende-se que o principal eixo de intervenção seja a formação promovida aos docentes.
A caracterização das competências docentes para o uso de metodologias ativas aqui apresentada sugere o planejamento de estratégias que permitam realizar adequada capacitação contínua dos professores.
A Hoper Educação dispõe de professores-consultores experientes na aplicação de metodologias ativas, promovendo capacitação docente adaptada à realidade de cada IES.
Quer saber mais sobre soluções de aprendizagem, metodologia ativa e estrutura acadêmica ? Clique aqui.
MARCELLO PASKULIN
Consultor da Hoper Educação
EXPEDIENTE:
Revisão: Márcio Schünemann – Edição: Maria Luiza Zarro – Diagramação: Etienne Araujo Todo Bom
ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é permitida apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime (Lei 9610/98).
1. HATTIE, John AC; DONOGHUE, Gregory M. Learning strategies: a synthesis and conceptual model. npj Science of Learning, v. 1, p. 16013, 2016